
Nesta segunda-feira (12/05), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) iniciou Curso de Formação em Mediação de Conflitos. Com previsão de término para 17 de novembro de 2025, a iniciativa busca fortalecer uma rede qualificada de mediadores entre servidores da Adasa e de secretarias parceiras, com foco na escuta ativa, no diálogo e na resolução pacífica de demandas institucionais e comunitárias.
A capacitação é composta por 6 módulos e totaliza 128 horas-aula, sendo dividida entre encontros presenciais e online. Ao todo, serão 22 encontros presenciais (88 horas) e 20 encontros virtuais (40 horas) ao longo de 7 meses.
O evento de abertura contou com a presença do diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, e do diretor Vinícius Benevides, que prestigiaram o início das atividades e destacaram a importância da mediação como instrumento de gestão eficiente, prevenção de conflitos e valorização das relações institucionais. Ambos ressaltaram o compromisso da Adasa com a qualificação contínua de seus servidores e com o fortalecimento de práticas colaborativas no setor público.
Também estiveram presentes Sandra e Thaís, chefias do Núcleo de Mediação da Secretaria de Desenvolvimento Social, e a diretora da Diretoria de Mediação da Secretaria de Saúde, que demonstraram apoio à iniciativa e reforçaram a relevância da mediação como estratégia de atuação interinstitucional em prol de uma cultura de paz e diálogo no serviço público.
A formação é conduzida pela experiente mediadora Samira Iasbeck, que atua na área desde 2004 e é consultora jurídica na Adasa, além de professora convidada e articuladora de grupos de mediação no setor público.
“Estamos embarcando em um projeto de longo prazo, um curso robusto, que exige comprometimento e dedicação de todos os participantes. Trata-se de uma formação cuidadosamente pensada para o contexto da administração pública, com uma metodologia voltada à construção de uma mediação de qualidade, que valorize os aspectos mais relevantes dessa prática nos serviços públicos,” afirma Samira.
Para a perfeita execução do curso, Iasbeck conta com uma equipe de monitoria composta por profissionais com ampla atuação em mediação de conflitos e saúde mental: o psicólogo clínico, Caio de Melo e Silva e as especialistas em mediação institucional e com trajetória em políticas públicas e gestão escolar, Adriene Resende Alves, Natalia Pedroso Veil e Marcela Boechat de Aguiar.
A seleção dos participantes — limitada a 25 vagas — priorizou servidores comprometidos com a prática de mediação e com potencial de aplicação da ferramenta em seus contextos institucionais. A iniciativa está alinhada à proposta da Adasa de estimular o desenvolvimento humano, promover o diálogo e criar soluções pacíficas e sustentáveis para conflitos cotidianos.
Interessados em futuras edições ou mais informações sobre o curso podem entrar em contato pelo e-mail sgp@adasa.df.gov.br.
Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI)
(61) 3961-4909/4972/5084 ou 3966-7514/7507